WWW.BLOGAO.KIT.NET

domingo, abril 05, 2009

Perguntas complicadas, com respostas simples

Por que as pessoas olham para cima quando pensam?
Os movimentos dos olhos correspondem aos sentidos que usamos, para responder uma pergunta. Quando as pessoas olham para cima, elas estão tentando 'ver' a resposta.

Por que os pães, que são macios, tornam-se duros e biscoitos, que são crocantes, ficam amolecidos quando envelhecem?
Os pães macios contém umidades, que secam quando ficam velhos, causando o endurecimento. Já os biscoitos, mais secos, absorvem umidade quando envelhecem, o que provoca o amolecimento.

Qual a origem de termo 'feira' usado na composição dos nomes dos dias da semana?
Vem do latim feria, que significa comemoração. O Papa Silvestre I, que liderou a Igreja Católica entre 314 e 335, dividiu a semana e usou o termo 'feira' porque queria que todos os dias fossem festivos em homenagem aos santos.

Por que, às vezes, acordamos com os olhos inchados ou com o rosto mais volumoso?
Porque nosso corpo é formado por 70% de água e, quando deitado sofre uma redistribuição desse líquido. A cabeça, então recebe bem líquida do que quando estamos de pé. A variação do inchaço dependerá do tempo e da posição que o corpo mantiver ao dormir.

Como as damas do século XVI e XVII usavam o toalete, visto que trajavam longos vestidos de 5 ou 6 camadas de forro sobre armações de ferro?
Elas usavam panos e fraldas. Isso explica a necessidade de usarem fortes fragrâncias e saches perfumados naquela época.

Por que um livro de mapas é chamado de atlas?
Atlas é o nome de uma personagem da mitologia grega, que foi forçando a carregar o globo terrestre no ombros como punição por lutar contra os deuses.
Esta cena passou a ilustrar vários livros de mapas da antiguidade.

O que são os pontos preto presentes em alguns sorvetes de baunilha?
Eles são restos de grãos de baunilha, usados para fazer o sorvete.

Por que os chefes de departamento dos EUA são chamados de secretários, quando na maior parte dos demais países eles são chamados de ministros?
Os americanos da colônia queriam evitar referências à monarquia inglesa e aos termos usados pelo governo inglês. A Inglaterra usava os termos rei e seus ministros e os EUA optaram pelo uso do termo secretário.

Por que muitas pessoas cegas usam óculos escuros?
Muitas pessoas ditas cegas, possuem alguma visão, porém, elas são muito sensíveis à luz.
O uso dos óculos escuros reduz a quantidade de luminosidade que chega aos olhos.

Por que uma pessoa que leva um susto, fica pálida?
Porque o susto gera uma ação automática de preparo para um possível contra-ataque, levando o sangue que fica na superfície da pele até os músculos, para irrigá-los, tendo assim, mais força e agilidade.

Nenhum comentário: