WWW.BLOGAO.KIT.NET

quinta-feira, outubro 22, 2009

Excesso de química nos cabelos?

Do castanho ao loiro, pra depois passar para o preto e ficar loiro novamente em seguida.
Como se não bastasse, um dia lisos, depois cacheados, pra voltar ao super liso...
Tudo isso sempre à base de muita química e tratamentos agressivos.
Cabelos sofrem demais, e um dia começam a dar sinais de que não aguentam mais tanta química: ficam quebradiços, ressecados e caem.

O lado bom é que isso não é definitivamente o fim de suas melenas e existem tratamentos que podem fazer com que seu cabelo recupere brilho e maciez. “Primeiramente, um cabelo não deve ser destruído por processos químicos sucessivos.” diz Marcos Coraza, hair stylist do Gilberto Cabeleireiros. “Por exemplo, num retoque de tintura, aplique a tinta apenas na raiz e nunca no cabelo todo, compromete demais a qualidade dos fios o acúmulo de tinturas". A mesma coisa para os reflexos, luzes e alisamentos. Se os cabelos forem muito curtos, ficando difícil de aplicar a tinta na raiz sem passar em todo o cabelo, proteja esses fios onde já existe a tintura com um creme sem enxágue.

Para um tratamento adequado e de recuperação total, devemos iniciar com um xampu antiresíduos para retirar todo o excesso de pigmentos de outros produtos que aderiram aos fios e ao couro cabeludo. Em seguida, usamos uma máscara à base de queratina, proteínas hidrolizadas de baixo peso molecular, pois penetram nos fios, e proteínas quaternizadas, que têm ação restauradoura e reparadora de danos químicos.

Para terminar, aplicamos um polímero catiônico que irá selar as cutículas dos cabelos, dando corpo, volume e brilho. É aconselhável para quem faz uso constante de tinturas, reflexos ou alisamentos, fazer semanalmente uma máscara, em casa mesmo, e a cada 2 meses, um tratamento radical no salão.

Hidratação
Thom Taw, um dos maiores experts em cabelo do mundo, dono do salão Bob Soho, em Londres, já deu a dica de ouro para as mulheres: nunca descuidar da hidratação!
Mais conhecido pelas brasileiras atualmente por ter criado com a Seda uma linha completa para tratamento e recuperação de cabelos danificados, mais uma vez, Tom Taw ensina:

1- Primeiro, verifique se seus cabelos estão danificados: retire apenas um fio , coloque –o num copo com água e observe. Se flutuar, seu cabelo é saudável, caso afunde. Seu cabelo precisa de reparos.

2- Após a lavagem, retire o excesso de água dos cabelos espremendo suavemente com uma toalha. Não esfregue e tenha cuidado redobrado quando for pentear. O cabelo danificado molhado fica ainda mais fragilizado do que quando seco.

3- Aplique um tratamento para cabelos secos e danificados (hidratação/nutrição) uma vez por semana.

4- Uma dieta balanceada com vitaminas e proteínas estimula o crescimento dos cabelos. Cuidado com escovas e acessórios – evite elásticos sem forro e presilhas de metal, isso pode acentuar os danos.

5- Beba ao menos dois litros de água por dia para reidratar seu corpo, incluindo seus cabelos

6- Se os cabelos forem coloridos, opte por produtos (xampu, condicionador, leave-in) adequados para cabelos com essas características

7- Caso deseje uma solução alternativa, aplique uma pequena porção de azeite de oliva nos cabelos e deixe agir por aproximadamente uma hora. Lave, seque e finalize como de costume.

Nenhum comentário: