WWW.BLOGAO.KIT.NET

sábado, agosto 08, 2009

Manual de Sobrevivência aos Cursos de Exatas

A primeira avaliação é sempre a mais assustadora. Colocam na sua frente, aparentemente, só o que você não aprendeu ou o que não foi dado em aula. Sabe aquele comentário que o professor fez por alto, mas que você não prestou atenção por estar vadiando? Pois é, será exatamente isso que irá cair. Se quiser se sair melhor no curso ao invés de desistir e ir pra área das humanas, sugiro seguir pelo menos cinco desses 10 conselhos a seguir:

Não entre em pânico
Não precisa se desesperar quando a primeira nota abaixo da média aparecer. Aprenda que, na primeira vez que ela aparecer, ela irá te acompanhar o resto do curso. Não como assombração, claro, mas ela significa que finalmente as disciplinas difíceis chegaram. E os professores feladaputa também.

Aprenda a fazer as provas
Saber o conteúdo não necessariamente quer dizer uma boa nota. Normalmente os alunos sabem o conteúdo, e até sabem aplicar, mas chega na hora da prova e simplesmente o cérebro esvazia e não sai nada. NADA. Ou seja, não estude para saber a matéria, e sim, estude para fazer as provas. É 10 garantido.

Não faça trabalhos matados
Professores de exatas notam a léguas quando um trabalho foi feito nas coxas. Quando são de matérias conceituais, é mais fácil encher de linguiça, de enrolar e colocar um monte de parágrafos similares.
Porém quando o trabalho trata-se de uma implementação ou de cálculos, não há como fazer matado. Ou você acerta, ou você falhará miseravelmente. Ou, na melhor das hipóteses, você faz amizade com aquele moço (ou moça) mais nerd que você e copia dele.

Aprenda a usar o Google
São Google é onipresente, onisciente e onipotente. Se você usar as palavras-chave certas, você provavelmente irá encontrar até um trabalho pronto que irá te ajudar muito na disciplina. Use fóruns, grupos de discussão e blogs, pois é onde normalmente alguém com a sua dúvida já apareceu e já a perguntou.

Meninas, usem decote.
Nas exatas, os professores são na sua maioria do sexo masculino, nerds e que passam muito tempo na frente de um computador. Quando vão dar aulas, provavelmente, é a única oportunidade onde entram em contato com humanos. E se você é um ser humano, do sexo feminino, e com um belo par de peitos, não hesite em usar aquele decote. Nota máxima garantida.

Meninos, se esforcem.
Não adianta, pra vocês, não tem muita escolha. Afinal, infelizmente, os professores das exatas não costumam ser homossexuais (porém, toda regra possui a sua exceção). É mais garantido que vocês estudem e passem noites em claro tentando entender a matéria do que esperar pelo professor ser seduzido pelos seus encantos.

Guarde o material das disciplinas passadas.
Aparentemente, os únicos que não possuem uma boa memória para o curso são os alunos. Professores, em geral, adoram pedir aquele trabalho que relaciona cinco disciplinas que você já fez ou irá fazer. Sim, eles não respeitam a ordem curricular. E caso você não saiba usar o item 4, a sugestão que fica é guardar os trabalhos, os cadernos e as provas antigas. Quem guarda o que não quer, tem o que precisa.

Crie círculos de amizade.
Sabemos que fazer amizades não é o forte do público nerd. Porém, isso garante que você tenha ajuda de pessoas que provavelmente entenderam melhor a matéria e podem te explicar. É claro que amizades não surgem do nada, portanto, é importante cultivá-las desde o primeiro semestre do curso ou desde o primeiro dia de aula da disciplina.

Anote o que o professor fala.
Como citado na introdução, é muito importante anotar o que ele diz. Assim como há os professores camaradas, que só cobram o que ensinam e de maneira óbvia, nós sabemos que eles representam 0,001% do quadro docente da faculdade. O resto quer mais é que você se ferre, e por isso, vão cobrar qualquer comentário pertinente à matéria feito em qualquer aula. Caso você não consiga anotar, leve uma câmera ou um gravador de áudio.

Não deixe tudo para a última hora.
Sabemos que há pessoas ninjas que conseguem deixar tudo pronto em um dia, mas como estamos falando de cursos difíceis, é importante não esperar pra fazer o trabalho no domingo depois do Fantástico. Aprenda que os trabalhos que os professores passam normalmente são mais extensos do que parecem ser e mais difíceis do que se imagina. Salvo pequenas exceções, você só se dará conta do tamanho do berne que estava na sua perna, depois de começar a pesquisar o assunto.

Nenhum comentário: