WWW.BLOGAO.KIT.NET

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Como fazer um plano de carreira

Existem cada vez mais profissões e oportunidades de construir uma carreira de sucesso profissional. No entanto é necessário termos um plano de carreira, principalmente se não temos ideia daquilo que queremos fazer. Requer alguma dedicação inicial para decidir o que fazer, mas vale a pena este esforço já que está a decidir o seu futuro para os próximos anos (ou para o resto da vida).

Aqui ficam alguns passos que deverá seguir para fazer essa escolha correctamente.

Conhecer-se a si próprio
A primeira coisa a fazer, antes de decidir um plano de carreira, é aprender mais acerca de si. Nomeadamente, quais são:
- Os valores
- Os interesses
- As características profissionais
- Os conhecimentos
- Estas combinações definem aquilo que você gosta de fazer e aquilo em que pode ser realmente útil na vida profissional.


Existem testes psicológicos para o ajudarem neste processo, que depois sugerem o tipo de carreira que poderá escolher. Existem estes tipos de teste de carreira gratuitamente na Internet.

Há também consultores de carreira que o podem ajudar a decidir o melhor para si. Vale mais pagar algum dinheiro para decidir bem, já que é o seu futuro que está em jogo.

Fazer lista de profissões que admira
Depois de fazer os testes de carreira, foram identificadas algumas profissões que encaixam no seu perfil. Normalmente são listas grandes, com dezenas de opções para escolher.

Deve percorrer a lista com atenção e identificar aquelas que lhe parecem mais interessantes e onde se vê a trabalhar com motivação durante os próximos tempos. Escolha no máximo dez hipóteses finais.

Saber mais acerca dessas profissões
O passo seguinte no plano de carreira é conhecer melhor a descrição de cada uma das profissões que optou por incluir na sua lista final.

Entre outras coisas, deve avaliar:
- Descrição da função
- Requisitos académicos
- Requisitos profissionais
- Oportunidades de carreira
- Pacotes salariais da indústria

Pode obter estas informações em revistas da área que pretende actuar e também entrevistar informalmente pessoas que estejam ligadas a essa carreira. Ofereça-se para lhes pagar o almoço enquanto procura saber o máximo de informações possíveis.

Depois deverá tratar de procurar um emprego através de uma campanha de Marketing Pessoal. Isto incluirá fazer o currículo e aprender a ser entrevistado.
Com um plano de carreira, tudo fica mais organizado e simples de seguir.

P.s.: Porque a foto do Silvio Santos? Poque ele deve ter feito um plano massa! kkkkkkkk

Nenhum comentário: