WWW.BLOGAO.KIT.NET

quarta-feira, novembro 25, 2009

Como lidar com um Chefe Escroto

Evite responder a altura
Se o seu chefe age como um idiota, se torna abusivo ou está em pânico, o seu impulso inicial poderia ser a de fazer a mesma coisa. Combata essa tentação, por mais difícil que seja. Responder mal com mal não leva a nada e só piora a situação. Se você manter o seu profissionalismo, ira criar uma impressão positiva em quem estiver assistindo ou ouvindo a sua discussão – incluindo, provavelmente, o chefe do seu chefe.

Documente o seu trabalho
Mantenha o controle de suas realizações e dos elogios que receber dos colegas de trabalho ou gerentes de outros departamentos. Registre as datas destes acontecimentos. Ao documentar estes itens, tente ressaltar a importância da realização. O problema existia na época? O que teria acontecido se você não agisse? Que efeito positivo a sua ação tem em toda a organização? Mantenha essas informações em um sistema diferente do seu computador do trabalho ou da rede da empresa – isto é, mantenha em um lugar seguro e onde você possa acessa-las, mesmo se você sair da empresa.

Utilize medidas objetivas
Ao documentar suas realizações, tente usar medidas objetivas. Se você estiver em um HelpDesk, por exemplo, "Eu resolvi esse chamado prontamente" é uma afirmação fraca. Tente desta forma, "Eu resolvi este chamado três horas, diferentemente da média do departamento que é de cinco horas", desta maneira, você consegue mais credibilidade. Por outro lado, se você estiver em um call center, ao invés de uma declaração de que "eu respondi 80% das minhas chamadas" é preferível usar "Respondi prontamente TODAS as minhas chamadas".

Confronto com provas
É fácil para um chefe gritar com você com base em falsas afirmações, porem isso se torna mais difícil de acontecer se você enfrentar o patrão com dados detalhados, em especial, dados que tem medidas objetivas. Assim, quando o seu chefe se queixa que você não atende suas chamadas rapidamente, mostre os seus dados. Ao fazer isso, você está dizendo implicitamente ao chefe que ele pode estar com raiva o quanto quiser, mas os dados e os Fatos te favorecem.

Seja claro sobre as medidas do seu desempenho
As medidas objetivas são igualmente importantes quando você está definindo as suas medidas de desempenho. Ter padrões subjetivos torna mais fácil para o seu chefe medir o seu desempenho de maneira errada. Por outro lado, Ter padrões Objetivos, já que você está fazendo seu trabalho corretamente, torna mais difícil para o patrão menospreza-lo.

Mantenha sua rede ativa
Mantenha suas conexões com outras pessoas em sua empresa, ou mesmo fora de sua empresa. Fique ativo com os alunos de sua escola ou faculdade. Seja ativo nos assuntos da comunidade. Fazendo isso você se mantém visível e isso pode ajuda-lo a encontrar outro emprego, no caso de você decidir que precisa, ou se for demitido pelo seu chefe.

Nunca chute o balde
Se você já fez de tudo para não perder a cabeça com o seu chefe, e nada adiantou, você poderia agora “Chutar o Balde” já que não tem mais nada a perder, Certo ?¿ Errado !!! Combata essa tentação e tente ser agradável – sem ser medíocre é claro. Você aprendeu alguma coisa de valor com o seu chefe ?¿ Em especial, houve um momento em que você pensou que o chefe estava errado, mas descobriu que ele estava certo ?¿ Por mais difícil que seja, Admita isso… Embora não seja fácil, também não é impossível. Seria muito difícil, mesmo para um chefe ruim, reagir negativamente a esse tipo de declaração. Ser gentil irá causar uma boa impressão sobre os outros.

Aprenda com a experiência
Uma parte da Lei de Murphy nos diz que “Nada é sempre uma perda de tempo.” Pode levar algum tempo para analisar por que seu chefe é um chefe ruim. Mas, tenha em mente que as pessoas têm diferentes perspectivas. Seu chefe pode estar reagindo a fatores e influências que você talvez ignore. Embora esse fato não justifique o mau comportamento, ele pode explica-lo. De qualquer forma, fazer essa análise pode te ajudar a se tornar um bom chefe ou patrão, porque você vai acabar descobrindo o que não fazer.

Use o Bom-Humor
O bom-humor é uma ótima maneira de lidar com situações desagradáveis. Ao invés de ficar perturbado com um encontro passado, tente rir sobre isso. Você pode até mesmo levar isso um pouco mais distante. Por exemplo, você poderia tentar prever com quem o chefe terá as primeiras crises de briga pela manha, ou a que horas o patrão vai ficar chateado naquele dia, então comparar sua previsão com o que realmente aconteceu. Embora pudesse ser politicamente arriscado, você pode até iniciar uma pesquisa de escritório com os colegas de trabalho que têm as mesmas dificuldades.

Tenha cuidado quando falar com o chefe do chefe
Não calunie seu chefe com chefe dele, você pode se arrepender e acabar pagando caro por isso. Lembre-se sempre que o Chefe do seu chefe, também é SEU chefe. Você pode ter uma chance, talvez uma em um milhão, de ter uma reunião com seu chefe superior. E se isso acontecer, essa pessoa pode perguntar sobre o seu chefe. Então, tome muito cuidado com o que pretende falar. Esteja ciente, em particular, que críticas ao seu chefe podem ser tomadas como críticas ao chefe do seu chefe e isso pode causar ainda mais problemas. Lembre-se do velho ditado, "Não critique o julgamento de sua esposa. Olha com quem ela se casou". Se você tiver uma oportunidade como essas, escolha muito bem o que dizer ao patrão sobre o seu chefe. Direcione o foco sobre o comportamento e não sobre a pessoa. Ao invés de dizer .: "O meu chefe é muito desorganizado", provavelmente é melhor dizer: "É difícil me concentrar quando as prioridades continuam mudando."

Fonte

Nenhum comentário: