WWW.BLOGAO.KIT.NET

sexta-feira, novembro 20, 2009

Dúvidas sobre o novo Orkut

O Google anunciou uma nova versão do Orkut, rede social mais popular em todo o Brasil. Do executivo ao ajudante de pedreiro, quase todo mundo tem uma conta no Orkut, e para muitos, principalmente entre os mais jovens, ele é quase uma necessidade do dia-a-dia. Mexer em algo tão popular com certeza gera dúvidas e confusão, por mais que a mudança seja bem planejada. Para ajudar os “orkuteiros”, segue um guia com “as 10 perguntas mais comuns sobre o novo Orkut”. Leia e se informe. Assim, quando a novidade chegar (ela está sendo liberada aos poucos, por convite), você estará pronto.

O que mudou no Orkut?
Por dentro, várias coisas. Os desenvolvedores da Google praticamente reescreveram o site a partir do zero, deixando-o mais leve e mais rápido. Algumas funções, como o envio de fotos para um álbum, chegam a ser três vezes mais rápidas que na versão atual. Para os usuários, as novidades são inúmeras. Segundo a Google há menos páginas, o que resulta em navegação mais rápida. Há mais opções de personalização, e é possível até trocar a cor da página com seu perfil. Também ficou mais fácil encontrar amigos: o Orkut agora pode analisar seu livro de endereços do Gmail e sugerir pessoas com quem você conversa frequentemente.

Também há mais controle sobre as informações do seu perfil, permitindo definir o que pode e o que não pode ser visto por amigos, amigos dos amigos e todos os usuários. A página inicial traz ícones com acesso rápido a várias funções que antes eram difíceis de encontrar. Também é possível comentar atualizações dos amigos, mas eles só irão ver os comentários se também estiverem usando o novo Orkut.

Entrei no Orkut e não vi nada diferente. Cadê?
A mudança para o “novo” Orkut não é automática. O Google resolveu fazer um repeteco de quando o serviço estreou, e você só pode migrar para a nova interface se for convidado por alguém que já tem acesso a ela. Isso serve para dois propósitos: ajuda a gerar interesse pelo serviço (mais publicidade ao portal) e possibilita controlar o ritmo da migração, permitindo que o sistema analise com calma a quantas anda o processo antes de “abrir a porteira” e deixar 80 milhões de usuários passarem de uma vez só.

Não fui convidado, vou ficar pra sempre no “velho” Orkut?
Não. Segundo o Google, até o final do primeiro semestre de 2010 (ou seja, por volta de julho) todos os usuários terão acesso à nova página.

E até lá o que eu faço?
Continue usando o Orkut normalmente. Nada muda para quem está na velha interface, e você não perde nenhuma função e nem os dados, fotos, scraps e depoimentos que já tem lá.

Tem algum jeito de eu ganhar um convite sem ficar esperando pela boa vontade de alguém?
Tem: acompanhe o blog do “usuário símbolo” do novo Orkut, o fictício Danilo Miedi. O Google promete “atividades” que poderão resultar em convites para os visitantes. Fique de olho também no blog oficial do Orkut, em http://www.blog.orkut.com

Fui convidado, como faço para mudar? Vou ficar com dois perfis? Quem tem o Orkut antigo vai conseguir falar comigo?
Quando você for convidado, vai ver no topo da página um link que diz “Experimente o novo Orkut”. Basta clicar nele, aguardar alguns segundos e pronto! Orkut de cara nova. Você não perde nenhum contato, amigo ou mensagem, tudo migra automaticamente. Seu perfil não será duplicado: quem está no Orkut novo vê seu perfil com visual novo, quem está no antigo vê com o visual antigo, e o que você postar será visível para ambos.

Vai ser pago?
Não, o Orkut não vai ser pago. Essa é uma das grandes lendas da internet brasileira. O Google ganha dinheiro com o Orkut por meio de anúncios publicitários, portanto para a empresa quanto mais gente acessando, melhor. Limitar o acesso a “pagantes” não faz sentido do ponto de vista comercial.

Ouvi dizer que não funciona com o Internet Explorer 6. É verdade?
É verdade. Você vai ter que, obrigatoriamente, atualizar seu navegador ou instalar outro. Para criar o novo Orkut, o Google usou algumas tecnologias que hoje são padrão na web, mas que sequer existiam quando o IE6 foi lançado. Em vez de se dar ao trabalho de reinventar a roda para suportar um navegador que já tem mais de oito anos, a empresa resolveu chutar esse balde. A recomendação é a de que o usuário migre para um navegador mais moderno, como o Google Chrome (http://www.google.com.br/chrome), Firefox 3.5 (http://www.firefox.com) ou o Safari 4 (http://www.apple.com/safari).

Se quiser continuar com o Internet Explorer, é preciso atualizá-lo para a versão 8. A maneira mais fácil é através do Windows Update, disponível no menu Iniciar. Quem tem o IE 7 conseguirá acessar o novo Orkut sem problemas, mas ainda assim recomendamos sua atualização para a versão 8. Note que apenas versões legítimas do Windows podem fazer essa atualização. É possível, por meio de um artifício, continuar usando o IE6. Basta instalar o plugin “Chrome Frame”, que basicamente “enxerta” o Google Chrome dentro de uma janela do Internet Explorer, mas não vale o trabalho. Atualize o navegador e aproveite a web do século XXI.

O Google fez alguma coisa para acabar com o povo que rouba perfis e comunidades?
Não “explicitamente”, mas o Orkut foi reescrito do zero usando ferramentas modernas como o GWT (Google Web Toolkit), e acreditamos que a segurança foi um dos principais assuntos em pauta no projeto. O Google tem cinco anos de experiência lidando com “hackers” e espertalhões querendo burlar o sistema e sem dúvida esse conhecimento foi aplicado à nova versão.

Mudei e não gostei. Posso voltar pro Orkut antigo?
Pode. Clique no link “versão anterior” (older version) no canto superior direito da página.

Nenhum comentário: