WWW.BLOGAO.KIT.NET

quarta-feira, novembro 18, 2009

Fim das Olheiras

Basta aquela noite mal dormida ou a chegada da TPM que elas já aparecem: arroxeadas, profundas e impiedosas. Enfatizando ainda mais a expressão cansada e gerando um aspecto descuidado, as olheiras são um mal que assombra muitas pessoas.

“As olheiras podem ser pigmentares, vasculares ou mistas, e o médico tem como determinar exatamente qual é a causa das olheiras de cada paciente, para melhor tratá-la”, afirma o dermatologista Ademir Júnior. “As pigmentares são as de origem genética, como as olheiras que costumam apresentar os descendentes de árabes ou indianos, por exemplo. As olheiras vasculares são as que aparecem por conta de alguma situação, como no caso de quem fuma, de uma noite mal dormida, épocas estressantes, cansaço, bebedeira, tensão pré-menstrual etc. Já as mistas são as olheiras de causa pigmentar e vascular”, explica o médico.

A sabedoria popular é mesmo sábia
Certamente o melhor a se fazer para melhorar as olheiras é descobrir o que as está causando e tratá-las diariamente com cremes e outras técnicas. Mas numa emergência, as receitinhas caseiras que a vovó ensinava podem fazer maravilhas pela sua aparência. Quem nunca ouviu falar das rodelas de pepino sobre os olhos ou das bolsinhas de chá de camomila?

“De fato, estas receitas podem melhorar o aspecto das olheiras”, confirma o Dr. Ademir. “Isso porque o pepino é composto por elementos hidratantes e flavonoides que, além de retardarem o envelhecimento, são substâncias anti-edematosas, ou seja, reduzem o inchaço e fortalecem a parede das artérias e as veias microfinas dessa área”, ensina.

E não é só o pepino. Também podemos encontrar essa propriedade no ginko-biloba, no café verde, na alcachofra e na camomila. “Uma dica de ouro que posso dar para quem tem olheiras de origem pigmentar e não tem um bom creme à mão é fazer um chá de camomila usando dois saquinhos, deixar no freezer e colocar na área dos olhos; um saquinho de chá em cada olho. Não dizem que camomila clareia tudo? Pois até o pigmento das olheiras ela ameniza”, diz o dermatologista.

E como é comprovado, de agora em diante basta apelar para o chá de camomila ou as rodelas de pepino, deixar em contato com as olheiras de cinco a dez minutos e sua aparência será outra.

Há quem use pomadas específicas para hemorroidas para melhorar as olheiras. “Essas pomadas estimulam a circulação de onde forem aplicadas, e por isso podem clarear as olheiras momentaneamente. Mas não se esqueça de comprar um tubo de pomada só para esta finalidade, nada de usar o mesmo tubo para os dois problemas”, orienta o médico.

Como tratar?
Hoje em dia, os tratamentos mais indicados para amenizar as olheiras são os tratamentos com laser e luz pulsada. “Com esses equipamentos, o médico consegue escolher se quer tratar olheiras especificamente pigmentares, vasculares ou mistas. Cada sessão deve ser repetida em intervalos de vinte e um a quarenta dias, dependendo da cicatrização da pele”, diz o Dr. Ademir. Outra opção, essa mais indicada para as olheiras de origem pigmentar, são os peelings superficiais, que também devem ser repetidos no mesmo intervalo do tratamento com laser ou luz pulsada.

Além disso, quem tem olheiras deve utilizar diariamente (de manhã e à noite) os cremes específicos para a área dos olhos e os cremes anti-idade, de preferência os que possuem agentes clareadores e antiedêmicos (como vitamina C, vitamina E e os princípios ativos citados acima).

Dicas de maquiagem para disfarçar o problema
Além dos cremes e tratamentos, a maquiagem, se aplicada de maneira correta, também pode nos ajudar a disfarçar as olheiras. Porém, se a pessoa não souber como fazer, pode acabar piorando o efeito, como ensina a maquiadora Camila Irala: “Cada pessoa tem um tom e tipo de pele, e deve usar o corretivo adequado para a tonalidade de suas olheiras. Normalmente o corretivo salmão é à prova de erros, pois é o meio termo entre o amarelo e o vermelho-rosa, anulando tanto olheiras mais roxas quanto olheiras mais azuladas. Se não achar corretivo nesse tom, o melhor é comprar os mais rosados no caso de olheiras azuladas-acinzentadas e mais amarelados no caso das arroxeadas, sempre numa cor mais próxima do resto do teu rosto, para as olheiras não acabarem como manchas brancas embaixo dos olhos”.

Também é importante saber o quanto aplicar do produto: “Comece sempre aplicando pouco e aumente a quantidade devagar. Um bom truque é se afastar do espelho a cada carregada de corretivo, pois olhando de perto as olheiras podem parecer mais ou menos aparentes, e o resultado pode acabar sutil ou carregado demais, já que muito produto acaba realçando as olheiras”.

Para finalizar, mais dicas:
- O olho bem marcado, com sombra preta ou escura, pode disfarçar as olheiras, contanto que você use esse make só na pálpebra superior dos olhos.
- Chamar atenção para outras áreas, evidenciando a boca e apresentando uma pele bem feita são sempre um bom jeito de camuflar as olheiras.
- Não pese demais em sombras ou lápis escuros na parte debaixo dos olhos, pois isso não só pode realçar como também escurecer o make se ele escorrer ao decorrer do dia.
- Às vezes, carregar demais no blush pode evidenciar a correção das olheiras; observe-se.

Nenhum comentário: