WWW.BLOGAO.KIT.NET

domingo, junho 14, 2009

Você já tem Twitter?

Depois de muito ouvir falar nesse Twitter, resolvi tentar entrar na moda
Mais como não entendia muito bem o que exatamente ele era, dei uma pesquisada e achei esse "tutorial" no blog da Mari Moon

O que é o Twitter?
Atualmente a galera chama o Twitter de "mini-blog", considerando que cada usuário faz um mini-post de até 140 caracteres. O nome vem do barulho de um passarinho, já que em inglês a onomatopéia não é "piu" mas sim "tweet" (tanto que o personagem Piu-Piu em inglês chama Tweetie).

Como funciona o Twitter? Você abre uma conta gratuitamente, escolhe seu nome (twitter.com/seunome) e ali onde está escrito "What are you doing?" ("o que você está fazendo?") você vai escrever o que quiser.
Além de escrever você pode "seguir" ("follow") outras pessoas que escreverem coisas que te interesse. Isso significa que quando você estiver logado e entrar na HOME do Twitter vai encontrar uma área para postar sua atualização (update de até 140 caracteres) e abaixo uma lista dos últimos posts, em ordem cronológica, das pessoas que você optou por seguir.
A quantidade de pessoas que você segue fica marcada em cima e à direita (agora olha ali na imagem abaixo: "100 FOLLOWING" significa que estou seguindo 100 pessoas).
Claro que o mesmo acontece se alguém te segue (de novo ali embaixo no meu diz: "22,234 FOLLOWERS").
E conforme você vai escrevendo no seu twitter ele também registra a quantidade de atualizações que você fizer ("1,649 UPDATES").

Logo abaixo disso existe sempre uma DICA de programas para quem usa Twitter.
Diariamente saem sites, programas e outras coisinhas relacionadas ao Twitter, que está bombando na internet.

Na sequência vem as páginas do Twitter:

HOME
Página inicial, onde você vai ver as atualizações das pessoas que você segue + as suas atualizações.

@SEUNOME
Replies, ou seja... tudo que as pessoas estão falando para ou sobre você.
Exemplo: se alguém quer falar algo para mim, ela escreve no twitter dela "@marimoon, gostei do seu tutorial!", e se quiser escrever sobre mim, vai ser algo tipo "achei um tutorial legal sobre o twitter ali no blog da @marimoon".
Seja como for, quando eu clicar ali no meu @MARIMOON (que no seu é @SEUNOME, certo?) eu vou ver todas as atualizações de Twitters que falaram para ou sobre mim.

DIRECT MESSAGES
É a maneira de você mandar um recado privado para uma pessoa, ou seja, que não seja visível pra galera mas apenas para quem você quer falar.
Só que, para isso, é necessário que um esteja seguindo o outro.

FAVORITES
Você pode marcar algumas atualizações que achar interessantes.
Exemplo: você leu uma dica bacana no meu twitter e quer rever mais tarde, pode favoritar aquele post e depois é só conferir seus "favorites".
Obs: Os seus favoritos ficam visíveis para todos que quiserem xeretar! A não ser que vc feche seu twitter só para amigos.

SEARCH
Esqueminha básico de procura que vasculha as atualizações de todos os twitters do mundo.
Se você escrever qualquer palavra vai encontrar pessoas que escreveram aquilo em suas atualizações.

SAVED SEARCHES
Se você costuma procurar muitas vezes a mesma coisa, pode deixar salvo algumas procuras específicas.

TOPICS
O símbolo # (que em português chamam de "jogo da velha" e em inglês de "hashtag") indica um tópico de conversa.
Exemplo: quando tava rolando o Mtv Movie Awards, quem quisesse conversar no Twitter sobre a premiação escrevia algo tipo "adorei o prêmio de melhor beijo do #mtvmovieawards" e todo mundo que estivesse seguindo esse tópico poderia ler o que você disse, como um chat.

TRENDING TOPICS
São os assuntos que estão sendo mais comentados pelos usuários do Twitter naquele momento. "Trend" é meio que "moda" em inglês.

O que escrever no Twitter?
A princípio a pergunta "o que você está fazendo" nos remete a responder coisas do tipo "estou indo no cinema com o namorado" ou "estou com muito frio" ou "indo fazer bolo de fubá".
Mas você pode escrever O QUE QUISER. Um jornal anuncia as últimas e mais importantes notícias, um blogueiro avisa que fez update no seu blog, um canal de TV avisa sua programação, um ator conta sobre o trabalho que está fazendo, um músico passa a agenda de shows... tem gente que escreve piadas, gente que faz comentários ácidos sobre a vida, gente que escreve pensamentos filosóficos, gente que usa pra desabafar sobre as dores do mundo, tem internautas dando dicas de sites, cinéfilos dando opiniões sobre filmes, nerds discutindo Lost sim também tem gente que escreve "estou indo jantar macarrão a bolognesa". Tem de tudo. Acho que vale a pena você pensar porque está abrindo uma conta. É por diversão, é para falar sobre a sua vida pessoal, é pra divulgar seu trabalho...?

Como postar links, se só cabem 140 caracteres?
Existem sites que reduzem aquelas URLs enorme e cheias de caracteres estranhíssimos para algo bem curtinho, criando um mini-link!
Tem o Migre.me, que aproveita para fazer uma lista na página inicial com os link mais twitados e já é considerado um portal, tem tb o simples tiny.url e o muito útil tiny.cc que te permite fazer um link customizado.

Só dá pra atualizar pelo twitter.com?
Não MESMO. Você pode atualizar por e-mail, gtalk, msn, por plugin de firefox, por plugin de IE, pelo próprio Windows Vista ou Mac OsX e até pelo celular! Iphones e Blackberries possuem programas próprios. Os demais celulares podem atualizar por SMS pagando tarifa, mas parece que já tem uma opção gratuita!

O que é RT?
Quando você lê um post legal, pode ReTwitar. É uma maneira de passar pra frente uma dica ou uma frase sem esquecer de dar os créditos pro autor.
Exemplo: "RT @mirandakassin: Amanhã tem Heroes no Studio SP!"

Blz?!

Nenhum comentário: