WWW.BLOGAO.KIT.NET

segunda-feira, setembro 14, 2009

Privação de Sono

A privação de sono nos causa danos que não são (na maioria das vezes) irreversíveis, mas certamente são bastante chatos enquanto ainda estão fazendo efeito no nosso cérebro e corpo. Olheiras, rosto inchado, sonolência e reflexos prejudicados são alguns dos sintomas mais típicos. O retardo mental que sofremos por dormir apenas 3 ou 4 horas por noite vai nos assombrar o resto da vida, ou pelo menos, até o dia em que nossos colegas esqueçam as burradas que fizemos por estarmos menos alertas que o habitual.

Os efeitos da privação do sono vão ainda além do que nosso olho enxerga. Ficar várias noites dormindo pouco ou levar uma vida de quem não dorme pode acelerar os efeitos negativos do envelhecimento, prejudicar a memória e afetar sensivelmente o humor. Normalmente a pessoa que não dorme bem tem uma tendência maior a ser ranzinza ou depressiva (ou ambos), tem déficit de atenção (ou seja, a famosa lerdeza) e acaba ficando com uma aparência de anos mais velha do que realmente é.

Ainda há o fato de que não somente as outras pessoas nos sabotam com prazos, como também nós acabamos nos impondo limites cada vez mais distantes de sobrecarga de trabalho. Agimos como se pudéssemos realizar tudo em 24h ou durante 24h/dia durante semanas. Esquecemos que para chegarmos nesse estágio de evolução ainda falta alguns bons anos e talvez um enorme avanço da indústria farmacêutica para que possamos fazer estas façanhas sem arruinar nossos preciosos neurônios. Até lá continuamos pensando que somos seres robotizados capazes de qualquer coisa.

Nada como ter um reator nuclear pertinho do coração. Isso no cérebro faria milagres.
Não há nada pior do que querer estudar pra uma prova estando completamente sonolento. Você precisa ler várias vezes o mesmo parágrafo (dependendo da disciplina) para que ele faça algum sentido. Às vezes lemos um texto inteiro achando que memorizamos tudo e, no dia da prova, lembramos de meio parágrafo ou nem isso. Este efeito acontece porque nossas habilidades cognitivas ficam bastante prejudicadas e o nível de cansaço é diretamente proporcional à nossa incapacidade de armazenar conteúdos. É como querer fazer um teste de QI às três da manhã, sendo que você já veio de outras noites mal dormidas. Seu resultado poderá ser comparado com o de um macaco senil. Uma vez uma amiga minha me disse uma sábia frase: “mente sob stress não pensa”. E isso faz todo o sentido quando sentimos na pele os efeitos de uma semana de provas com noites e mais noites em claro.

Nosso cérebro atua de uma maneira muito interessante quando nos privamos de dormir. Ao contrário de diminuir a sua atividade, ele a aumenta para compensar os efeitos do cansaço. Por exemplo, se você tiver uma folha de cálculos para fazer, o cérebro tentará aumentar a atividade em uma determinada área para que você não seja um completo fracasso na sua tarefa. Porém, isso não quer dizer que fazer cálculos com sonolência irá fazer você ir bem na prova. Muito pelo contrário, o aumento da atividade não quer dizer, necessariamente, que você terá êxito na sua tarefa. Seu cérebro estará apenas tentando compensar o cansaço.

Se você acha que passar noites em claro não fará nada com seu corpo e seu cérebro, você devia repensar seus atos com grande urgência. Certamente que entregar uma tarefa no prazo realmente nos traz uma sensação de satisfação muito boa, porém os sacrifícios nem sempre compensam. É claro que falar é fácil, pois a realidade continua acontecendo lá fora e nos sugando todos os nossos minutos livres, porém é importante que estejamos conscientes de que a quantidade de trabalho que nos impomos é diretamente proporcional ao nosso envelhecimento precoce. No final das contas, não adianta muito também trabalharmos como burros de carga agora para aproveitarmos apenas na nossa velhice, quando já não pudermos fazer nada de divertido porque nossa saúde ficou lá atrás, junto com as noites mal dormidas. Talvez um dia conseguiremos alcançar o tão falado “equilíbrio” entre a nossa sanidade mental e a nossa avidez por fazer cada vez mais coisas ao mesmo tempo. Até lá, continuaremos dormindo pouco e reclamando que, mais uma vez, o dia já amanheceu.

Nenhum comentário: